Grupo Sabará desenvolve produtos para tratar a água que abastece setores como o agropecuário, sucroalcooleiro e de bebidas, além de 22% da população do país
Com papel fundamental em praticamente todas as etapas da produção industrial, o setor químico ganha ainda mais relevância quando o assunto é o saneamento básico. É graças às soluções por ele desenvolvidas que cerca de 180 milhões de brasileiros têm acesso a água tratada, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2020) – fato que traz benefícios em cadeia, já que a água de qualidade é capaz não apenas de abastecer a população, mas também de evitar a propagação de graves doenças, como dengue, febre tifoide, hepatite infecciosa e cólera.
Além de fundamental para o consumo humano e animal, a água tratada garante o funcionamento de setores cruciais para a economia de um país, como o agropecuário, sucroalcooleiro, têxtil, papel e celulose, petroquímico, usinas hidrelétricas, bebidas, mineração e siderurgia.
Um dos principais players da indústria química nacional, o Grupo Sabará é responsável pelo desenvolvimento de produtos à base de cloro e dióxido de cloro usados no tratamento da água que chega à torneira de aproximadamente 46 milhões de brasileiros (22% da população) “As nossas soluções ajudam a tratar um volume diário de 7,6 bilhões de litros de água, o que equivale a mais de 3 mil piscinas olímpicas”, conta Lucas Donato, gerente da Sabará Químicos e Ingredientes, unidade de negócio do Grupo Sabará.
Por meio de suas unidades de negócio BioE e Sabará Químicos e Ingredientes, o Grupo Sabará oferece aos seus clientes o Global Service, solução de atendimento que inclui equipamentos, insumos e assistência técnica 24 horas por dia para manutenção e ação em emergências. “Com essa solução, conseguimos levar água tratada a mais de mil municípios, entre concessionárias do setor de saneamento, empresas de bebidas e usinas sucroalcooleiras”, pontua.
Única fabricante de clorito de sódio na América Latina
A fábrica da BioE, inaugurada em 2018 na cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP), é a única em toda a América Latina a produzir o clorito de sódio. A substância é utilizada no processo de fermentação alcoólica do setor sucroalcooleira, em substituição aos antibióticos, e como precursor na geração de dióxido de cloro (Diox®), para ser aplicada no tratamento da água usada no saneamento básico e na indústria, entre outros.
“A fabricação em solo nacional do clorito de sódio traz uma série de vantagens ao mercado consumidor, como a possibilidade de tratar a água sem gerar subprodutos indesejados e, assim, tornar o processo mais seguro e econômico para os nossos clientes”, explica Donato. “Além disso, promove a redução da pegada de carbono e do lead-time de abastecimento do insumo”, acrescenta.
Ao mesmo tempo em que garante benefícios ao processo produtivo de diversos setores industriais, a fábrica da BioE está também alinhada às práticas ESG, tão comuns ao Grupo Sabará ao longo de seus mais de 65 anos de história. A planta foi toda desenhada para trazer ao setor químico brasileiro um novo conceito de produção, com a emissão de títulos verdes associados ao empreendimento e a inserção de uma solução low-carbon ao mercado.
“Em nossa planta em Santa Bárbara d’Oeste, além da energia de fonte renovável e da não geração de resíduos provenientes do processo produtivo, temos projetos para outros resíduos gerados na unidade, como reciclagem e doação, em um trabalho que garante renda direta para uma cooperativa local, evitando a disposição final em aterros sanitários. Além disso, a sustentabilidade se faz presente em pequenas iniciativas, como a troca de todos os copos e colheres de plástico por materiais biodegradáveis”, destaca Giovanna Cappellano, coordenadora da área de ESG.
A unidade está alinhada a quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU: 6 – Água Potável e Saneamento; 9 – Indústria Inovação e Infraestrutura; 12 – Consumo e Produção Responsável; e 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Sobre o Grupo Sabará
O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.