bioE Solutions

pt
enptes

Grupo Sabará vence o Prêmio Eco da Câmara Americana, pioneiro no reconhecimento de práticas empresariais sustentáveis

 

Com o projeto para produzir solução de clorito de sódio em escala industrial, Grupo Sabará é reconhecido por suas práticas de sustentabilidade na categoria de produtos e serviços de empresas de grande porte 

Promovido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio), o Prêmio Eco edição 2020/21 elege o Grupo Sabará como vencedor na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria de Sustentabilidade em Produtos ou Serviços de empresas de grande porte, com o projeto de implantação da solução de clorito de sódio em escala industrial. A premiação reconhece as práticas empresariais exemplares e promove a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável nas empresas e na sociedade brasileira. Ao todo, foram inscritas 129 iniciativas, avaliadas por 59 jurados e especialistas, tendo como resultado 25 projetos vencedores.

Nesta edição, foi realizada também uma pesquisa inédita com 178 líderes de companhias e startups no Brasil, que demonstra a importância da sustentabilidade hoje e como o ESG (iniciativas nas esferas ambiental, social e de governança) já é uma realidade nas empresas. “Estamos muito orgulhosos com este reconhecimento, pois ele reflete a forma que atuamos em toda nossa cadeia de valor, seja no posicionamento de nossas marcas no mercado, na forma como norteamos as atividades de nossos colaboradores e até na parceria que temos com nossos fornecedores”, afirma André Sabará, Diretor de ESG do Grupo Sabará. “Essa é nossa estratégia de negócios, não apenas uma abordagem de gestão”, complementa o executivo.

O Grupo Sabará é a primeira empresa do Brasil e a primeira do setor químico na América Latina a ter as Metas Baseadas nas Ciências aprovadas pelo Science Based Targets Initiative – SBTi, iniciativa global coordenada em parceria por CDP, ONU, WRI (World Resources Institute) e WWF (World Wide Fund of Nature), confirmando seu pioneirismo no trabalho com ESG. Recebeu ainda a classificação Ecovadis Gold pelo seu Compromisso Global com a Sustentabilidade. Desde 2007, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU, publicando anualmente sua Comunicação de Progresso sobre ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e Agenda 2030. Além disso, foi a primeira indústria do setor químico da América Latina a emitir títulos verdes, com a captação de R$ 20 milhões em Green Bonds por atender a critérios sustentáveis, que permitem acesso a capital para projetos ambientais. É membro do Carbon Disclosure Project (CDP), por meio da ferramenta Benchmark Club, nos temas de Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica e do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), duas das três maiores plataformas de engajamento hoje no Brasil.

Sobre o Projeto Vencedor

Com o projeto inovador de implantação de uma unidade para produção de clorito de sódio em escala industrial, produto até então 100% importado, a Companhia se tornou capaz de injetar no mercado latino-americano e mundial cerca de 28 mil ton/ano de produto em solução em sua planta. É relevante destacar ainda que esta fábrica foi desenvolvida com foco em eficiência energética, redução da emissão de GEE (gases de efeito estufa), reaproveitamento do subproduto gerado no processo tornando a unidade zero resíduos, entre outros.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.