O Papel do Clorito de Sódio na Indústria Sucroalcooleira

21 de agosto de 2020
Grupo Sabará recebe atestado de exclusividade da ABIQUIM por conta da fabricação do Clorito de Sódio
30 de junho de 2020
O Papel do Clorito de Sódio na Indústria de Alimentos e Higiene
26 de agosto de 2020

O Papel do Clorito de Sódio na Indústria Sucroalcooleira

O produto oferece 5% a mais de rendimento do etanol e apresenta sete vezes menos custos com insumos por m³ de álcool produzido em comparação aos métodos convencionais

O setor sucroalcooleiro é a área da agroindústria responsável pela produção de cana-de-açúcar, açúcar e álcool, além de outros derivados, como por exemplo o etanol. O Brasil é um dos maiores produtores do complexo e exportadores de açúcar e de biocombustíveis. A fabricação destes produtos requer conhecimentos específicos sobre plantio, colheita e tratamento da cana-de-açúcar, sobre os processos de transformação da matéria-prima, manejo, tratamento de resíduos e sanitização.

De olho nessas necessidades, a BioE, unidade de negócio do Grupo Sabará, que atua na criação de soluções para aumentar a eficiência de forma global em diversos segmentos industriais, oferece para o mercado sucroalcooleiro o Clorito de Sódio, matéria-prima fundamental para a geração de Dióxido de Cloro (Diox®), produto aplicado no controle de infecção bacteriana e substituição total ou parcial do ácido sulfúrico nos processos de fermentação, diminuindo perdas e o transbordamento da dorna de fermentação, e aumentando a solubilidade dos sais.

O produto oferece ainda 5% a mais de rendimento do etanol, devido ao favorecimento da ação exclusiva das leveduras pelo Diox®, a partir do quinto ciclo de fermentação, segundo a consultoria independente Fermentec; e apresenta sete vezes menos custos com insumos por m³ de álcool produzido em comparação aos métodos convencionais, pois pode ser aplicado em menores dosagens e é fabricado in loco.  Em termos de sustentabilidade, o Diox® não gera residual e evita bioacumulação em rios e lençóis freáticos pela manutenção de equipamento. Por não estarem contaminados por antibióticos, as leveduras excedentes podem ser comercializadas no Brasil ou mesmo em mercados externos.

Isso é possível graças à planta de Clorito de Sódio em Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, inaugurada em 2019, que se tornou uma conquista inovadora que transformou o Grupo no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina. A fábrica oferece processos 100% automatizados, com maquinários da mais alta tecnologia, a fim de entregar a máxima segurança, produtividade e rendimento que aumentam a eficiência de seus clientes de forma global. Além disso, para garantir a proteção do meio ambiente, toda energia utilizada no processo de fabricação é obtida por meio de fontes renováveis do mercado livre de energia.

Outras vantagens no uso do dióxido de cloro (Diox®) no tratamento de água fundamental aos processos industrias como o sucroalcooleiro

  • Ação biocida mais rápida

  • Os micro-organismos não criam resistência ao produto

  • Não forma trihalometanos (THMs)

  • Ambientalmente seguro, não reage com compostos orgânicos para formar subprodutos ecotóxicos e bioacumulativos

  • Eficaz em baixas concentrações

  • Excelente neutralizador de odor

  • Muito eficaz sobre o biofilme e o controle de algas

Além do segmento sucroalcooleiro o Clorito de Sódio também tem papel fundamental no tratamento e desinfecção de água, no combate a incrustações em equipamentos industriais, no processamento de couro, na indústria do papel e na indústria têxtil.

Sobre a BioE

A BioE é a unidade de negócio do Grupo Sabará que atua em segmentos industriais tais como sucroalcooleiro, nas indústrias de bebidas, mercado de energia, couro, têxtil, papel e celulose, entre outros. Seus negócios estão direcionados à criação de soluções que aumentem a eficiência de seus clientes de forma global. Para isso, conta com sistemas altamente seguros e técnicos capacitados para realizar a instalação, manutenção e auxiliar na aplicação dos produtos. Em seu portfólio, estão soluções que auxiliam em todas as etapas do processo produtivo, como a adequação da água utilizada em bebidas, fator considerado determinante para garantir a qualidade do produto final.

https://bioesolutions.com/

Sobre o Grupo Sabará:

O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.